• Marcenaria CSM

Cuidados com seu móvel de MDF | Marcenaria em Curitiba

Atualizado: Nov 9


cozinha sob medida, marceneiro curitiba

O MDF é um material que tem sido bastante utilizado na fabricação de móveis sob medida por ser maleável e bastante versátil.

A sigla MDF significa "Medium Density Fiberboard”, ou seja, é uma chapa de fibra de madeira de média densidade produzida a partir de um processo de aglutinação com a ajuda de resinas sintéticas e aditivos. Depois disso, as chapas são coladas umas sobre as outras com resina e então fixadas através de pressão. O resultado final é uma chapa de madeira de aspecto homogêneo e textura suave.

O fato de as placas serem homogêneas e sem nódulos permite que os cortes sejam feitos em qualquer direção, possibilitando um acabamento mais elaborado e com bordas arredondadas, por exemplo. Além disso, o MDF pode ser revestido com materiais como: fórmica, pintura, entre outros.

Agora que você já sabe como é feito o MDF, nossa principal matéria-prima, é importante que você saiba quais os cuidados necessários para conservar melhor os seus móveis em MDF.


E já que a Marcenaria CSM é apaixonada por móveis sob medida em MDF, vamos te passar algumas dicas para que seus móveis durem por décadas.


Mantenha seu móvel protegido da umidade:

A água é a principal inimiga do MDF, o contato com ela deve ser evitado ao máximo pois as fibras da madeira são sensíveis e absorvem os líquidos fazendo com que o material acabe inchando com o tempo. Lembre-se de verificar se não há vazamentos em sua cozinha ou banheiro sob medida para que não prejudique seu móvel.


Não exponha seu móvel ao calor excessivo:

Na escala dos inimigos do MDF, o calor ocupa a segunda posição. Raios solares não devem atingir diretamente o seu móvel de MDF pois o calor pode alterar a cor da peça. Ah, e lembre-se sempre... Na cozinha, NUNCA coloque uma panela quente diretamente sobre o MDF.


Cuidado especial na hora da limpeza do seu móvel:

A limpeza do MDF é mais simples do que parece. Para tirar a poeira dos seus móveis basta um pano macio levemente umedecido em água e bem torcido, logo em seguida, seque o móvel completamente com outro pano seco. Caso haja alguma sujeira mais persistente, pode ser usado um sabão neutro e água morna como reforço ou uma "misturinha" com partes iguais de água e álcool. E para reativar o brilho, você pode usar um lustra-móveis à base de silicone incolor, que não ataca o MDF.


Respeite os limites do seu móvel:

Cada móvel é planejado e executado para atender as suas necessidades e assim como outros tipos de materiais, o MDF tem um limite de peso, suporte e abertura. Para que seus móveis permaneçam do jeitinho que você sonhou, é importante que você respeite esses limites. As dobradiças tem um ângulo máximo de abertura, procure não forçar esses limites para não prejudicar os sistemas de articulação do móvel. É importante também, não exagerar no peso dos itens que irão ser armazenados dentro das gavetas, pois suas dobradiças suportam até um certo limite de peso e o excesso além de ocasionar acidentes pode prejudicar a estrutura interna dos móveis.


Atenção especial aos puxadores, ferragens e dobradiças:

Mesmo que estes itens sejam feitos de materiais diferentes, o procedimento de limpeza e conservação são os mesmos do restante do móvel. É importante que não seja usado produtos corrosivos, abrasivos e álcool, estas substâncias podem diminuir o tempo de vida útil das peças.



Viu como é fácil? Tomando os cuidados necessários e dando a atenção devida aos seus móveis em MDF você garante que eles te acompanhem por muito tempo.

E para te inspirar, veja abaixo fotos de alguns dos belíssimos móveis sob medida em MDF que a Marcenaria CSM produz:


Móvel fabricado pela Marcenaria CSM

Marceneiro Curitiba

Móvel fabricado pela Marcenaria CSM

Móvel fabricado pela Marcenaria CSM

Móvel fabricado pela Marcenaria CSM

Marceneiro em Curitiba

Móvel fabricado pela Marcenaria CSM

Móvel fabricado pela Marcenaria CSM

Marceneiro Curitiba

Móvel fabricado pela Marcenaria CSM


Móvel fabricado pela Marcenaria CSM

Móvel fabricado pela Marcenaria CSM.



Gostou? Se sentiu inspirada? Entre em contato e vamos juntos realizar o seu sonho!

Clique no ícone do WhatsApp e fale com um de nossos marceneiros.




101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo